terça-feira, 14 de agosto de 2012

4°mandamento HONRAR PAI E MÃE

OLÁ CATEQUISTAS ESTAMOS REFLETINDO O QUARTO MANDAMENTO DA LEI DE DEUS.
"HONRAR PAI E MÃE ".

     Existem certas  expressões de jovens que magoam qualquer pai ou mãe. Por exemplo: " Eu não pedi para nascer!. Agora vocês me aguentem! São palavras duras que infelizmente, certos pais escutam a toda hora. Só quem é pai poderá compreender como é pesada uma expressão desta, não é mesmo?
     O quarto mandamento defende os pais desses sofrimentos, também ajuda os pais a serem merecedores do respeito de seus filhos. O quarto mandamento não mexe só com os filhos. Mexe também com os pais.
     Lá no Egito a coisa era bem diferente. O Faraó não era "pai" do povo. Era um opressor. Era um carrasco. E o povo, sem notar, ia aprendendo esse mal costume do Faraó. Por isso a familia ia deixando de ser respeitada. Lá no Egito o pai não tinha valor.  Os filhos valiam só como braços a mais para o duro serviço escravo.
     Uma vez libertado, Deus não queria que seu povo voltasse a sofrer como escravo e , muito menos, que seu povo imitasse o Rei Faraó. Por isso nos deu esse quarto mandamento para as familias e as comunidades se organizarem na base do respeito mútuo.. Pais e filhos unidos formam uma familia de respeito.
     As vezes certos pais perdem a paciência com seus filhos, até pensam em prender os filhos . Ou pensam em soltar os filhos para eles se virarem por ai...Mas isso não é certo. o pai sempre é pai. Mãe sempre é mãe. É preciso não afastar-se , mas em estar sempre frente a Jesus para termos forças.
     Palavras de pai e mãe sempre é uma semente. O filho pode fazer de conta que não está ouvindo o conselho deles. Mas essa semente fica plantada no coração.
     Por  ai se vê a importância do quarto mandamento, ao dizer " honrar pai e mãe",  Deus quis dizer que autoridade básica de seu povo não estaria no rei, mas nos pais de familia..........Não pode haver uma Nação feliz e forte constituida de famílias desunidas e infelizes. Daí a necessidade da autoridade da familia..... Daí a necessidade de pais honrados por seus filhos.!
O PRÓPRIO JESUS QUIS SER OBEDIENTES AOS SEUS PAIS.......(LC 2- 51)








'

Nenhum comentário:

Postar um comentário