sábado, 14 de julho de 2012

ROSARINHO



Normas


a) Toda criança pode participar. Não é necessário que esteja matriculada na Catequese. Basta ser criança e saber rezar o Pai-Nosso, Ave-Maria e Santo Anjo. A padroeira do Rosarinho Perpétuo e dessas crianças é a Sagrada Família; seus intercessores, os Santos Anjos da Guarda.
 b) As crianças deverão receber uma formação: - como se comportar na igreja – Casa de Deus; - como participar da Santa Missa; - como e quando rezar sua dezena ou 3 Ave-Marias no caso de crianças pequenas; - porque rezar pelos pais e pela Igreja; - conhecer as 15 promessas de Nossa Senhora para quem reza o Rosário; - conhecer o Rosário e saber por que rezar (respeitando a idade das crianças); - porque adorar a Deus.
 c) Nas missas do 1º sábado e datas especiais de Nossa Senhora e São José. Chegarão à Igreja uma hora antes da Santa Missa - 20 minutos de Adoração ao Santíssimo Sacramento; - 30 minutos de reunião: a) leitura da Palavra; b) partilha; c) diálogo informal, como por ex: “Você reza, todos os dias o Rosarinho?” OBS: Se a resposta for negativa, não faça cobrança, leve-a, com carinho, a descobrir a importância da oração do Rosarinho. “Você já recebeu o que pediu a Deus?” OBS: levar a criança a falar sobre suas experiências com Deus, através da oração do Rosarinho;
 d) Santa Missa: - participação ativa das crianças; - lugar reservado nos bancos; - entrada em procissão; - vestindo camiseta do Rosarinho Perpétuo e terço nas mãos; - os terços serão abençoados na Santa Missa. d) Solicitar a colaboração dos pais para que a criança não falte a esses eventos.
 e) O Rosarinho Perpétuo terá início na paróquia com a apresentação das crianças à comunidade, na Santa Missa.
 f) As crianças rezarão, todos os dias, a oração de intenções, a dezena do Rosário e a oração do Santo Anjo. OBS: Rezarão a dezena ou as 3 Ave-Marias, conforme a idade.
 g) Terá uma reunião mensal na qual será lido um texto bíblico e feita uma reflexão e partilha a altura das crianças. A seguir elas farão comentários sobre os pedidos e as graças alcançadas.
 h) A escolha da coordenação do Rosarinho Perpétuo ficará a cargo do pároco ou do sacerdote responsável pela comunidade, ouvindo a indicação dos catequistas, ou confirmando a eleição feita pelos catequistas.
 i) Ao inscrever-se no Rosarinho a criança deverá informar: - nome completo; - telefone; - data de nascimento; - nome completo dos pais; - endereço completo.
 j) A coordenação deverá incentivar as crianças a convidarem seus irmãos, amigos, parentes a também participarem dessa devoção mariana mirim, bem como os pais e parentes a fazerem parte do Rosário Perpétuo. A coordenação do Rosarinho Perpétuo deverá seguir as normas do Movimento do Rosário Perpétuo. A paróquia que não possuir o Rosário Perpétuo poderá implantar o Rosarinho e, posteriormente o Rosário Perpétuo. Cada criança receberá um santinho com a figura da Sagrada Família e a Oração de Intenções

Nenhum comentário:

Postar um comentário